bandeira americana  

(21)2240-9661 | (21)3549-2524
(21)4105-2800 | (21)9-8818-9661


Restauração Dentária


A restauração dentária é composta por diversos procedimentos e técnicas voltados a restaurar os dentes. O dente quebrado ou qualquer outro dente deteriorado e danificado pode ser tratado através da restauração dentária, que tem como objetivo devolver ao dente o seu formato original, melhorando a forma, aparência e função.


Quais materiais podem ser utilizados na troca de uma restauração metálica por uma estética?

Existem, em princípio, duas possibilidades de materiais. O primeiro é a cerâmica (ou porcelana)e o segundo são as resinas compostas. A restauração dentária de cerâmica pode ser executada apenas pelo método indireto, isto é, o cirurgião-dentista prepara o dente, molda, e um técnico de laboratório executa, sobre o modelo, o trabalho, que é cimentado pelo dentista. A resina composta tanto pode ser usada pelo método direto, feita diretamente sobre o dente do paciente, em uma única sessão, ou pelo método indireto.

Vale a pena trocar a restauração dentária metálica nos dentes posteriores por restauração dentária da cor dos dentes?

O acerto da troca de uma restauração dentária metálica por uma estética depende do motivo. Se for para resolver um problema que envolve a saúde do dente, como uma fratura da restauração preexistente ou mesmo retratamento de cárie não se discute sobre seu acerto. Mas se a troca de restauração dentária for por motivo puramente estético devemos considerar fatores como desgaste do dente, custo, estado da restauração existente e ver se a equação: custo x benefício resultou em positiva se não, é melhor aguardar uma outra oportunidade.

Qual seria a melhor escolha?

A eleição do tratamento em restauração dentária indicado cabe ao dentista em consonância com seu paciente. A execução de uma restauração dentária, em resina, no consultório normalmente é indicada para pequenas reparações. Nos casos onde a área a ser restaurada é muito extensa utilizamos a técnica indireta, ou seja, peças executadas em laboratórios, mas mesmo grandes correções podem ser executadas pela técnica direta.

As restaurações dentárias de amálgama são realmente tóxicas e por isso, devem ser trocadas?

Existe muita discussão sobre o poder tóxico do mercúrio na restauração dentária de amálgama. Provou-se que o aumento dos níveis de mercúrio no sangue e na urina pode estar associado à presença dessas restaurações dentárias, embora nenhum trabalho tenha conseguido relacionar o desenvolvimento de doenças sistêmicas causadas por mercúrio em pacientes com restauração dentária de amálgama.

Uma restauração dentária de resina ou porcelana tem a mesma durabilidade de uma em metal?

As técnicas restauradoras estéticas atuais são relativamente novas se comparadas com a do amálgama e a das restaurações dentárias metálicas indiretas. Todavia, já temos acompanhamento clínico com excelentes resultados de restaurações dentárias estéticas. A durabilidade de uma restauração dentária depende de uma série de fatores, alguns diretamente relacionados com o cirurgião-dentista e outros, com o paciente.

Na substituição de restaurações dentárias, ocorre um maior desgaste do dente?

Não obrigatoriamente. A substituição de uma restauração dentária em amálgama por outra em resina pela técnica direta não demanda maior desgaste, já se a substituição for por uma restauração dentária executada por técnica indireta ocasionará desgaste do dente.

Dentes manchados por uma restauração dentária de amálgama podem ser corrigidos com a troca?

O amálgama libera, ao longo do tempo, produtos que podem manchar o esmalte dental deixando-o acinzentado. Nesses casos, a troca de restauração dentária melhora muito o problema estético.

Como é feita a manutenção das restaurações estéticas?

Boa higiene bucal, profilaxias periódicas, como também as visitas periódicas ao seu dentista prolongam a vida útil dessas restaurações dentárias.


Agende sua consulta de Restauração Dentária hoje mesmo!
Pelos telefones: (21) 2240 - 9661 | (21) 3549-2524
Ou pela nossa seção de Contato.